Padrão de Avaliação

O sistema utilizado nesta página/loja para a classificação dos discos foi descrito pela primeira vez pela gravadora Goldmine. Pode ser encontrado em www.recordcollectorsguild.org. São critérios e regras que servem de parâmetros, adotados internacionalmente por colecionadores, para a compra, venda ou simplesmente para a classificação de um disco de vinil quanto ao seu estado de conservação. Uma adaptação é costumeiramente realizada para a avaliação, de forma similar aos discos, de suas capas. Abaixo descrevo um resumo das classificações utilizadas aqui.


Disco - Baseado na Aparência Visual / Estado de Conservação


S: Sealed/Selado: Vinil nunca utilizado. 

M: Mint/Perfeito: Vinil Perfeito, sem nenhum sinal de uso. 

NM: Near Mint/Quase Perfeito: Vinil muito bem conservado sem marcas óbvias de uso. Eventualmente pode apresentar alguma marca visível (NM-), muito pequena e superficial.

VG: Very Good/ Muito Bom: Vinil bem conservado com poucas marcas visíveis mas que podem afetar a sonoridade causando algum tipo de ruído, desde que não afete mais do que uma música. Podem ser qualificado também entre VG+ e VG-, dentro do espectro de suas características.

G: Good/Bom: Vinil com algumas marcas visíveis que podem afetar a sonoridade, causando algum tipo de ruído em mais do que uma música. Produtos podem, eventualmente, ser avaliados como G+.


Capa - Baseado na Aparência Visual / Estado de Conservação


S: Sealed/Selado: Disco Novo, sem uso. Mantém sua embalagem original lacrada

M: Mint/Perfeito: Capa Perfeita, sem sinal de uso.

NM: Near Mint/Quase Perfeito: Capa muito bem conservada sem marcas de uso. Em discos com mais de 20 anos é aceitável mínimos sinais naturais do envelhecimento do material com que foi fabricada.

VG: Very Good/Muito Bom: Capa Inteira com pouco sinal de uso aparente. Marcas na superfície ou bordas do papelão, pequenos descascados, manchas, desgaste da tinta no local da borda do disco.

G: Good/Bom: Capa Inteira com alguns sinais de uso aparente. Marcas na superfície ou bordas do papelão, descascados, manchas, desgaste da tinta no local da borda do disco.


Dentro deste padrão da revista Goldmine, também é possível encontrar qualificações como F (Fair/Regular) e P (Poor/Ruim), mas não possuímos em nosso catálogo discos com essa gradação. Tal qualificação, contudo, pode ser encontrada em nossos produtos em alguns exemplares de capas e encartes.

Desenvolvido com tecnologia Venda e Cia
Oliver © 2022